João.jpg

SOBRE MIM

Sou um optimista e um crente incondicional nas pessoas.

Trabalhei com sucesso cerca de 20 anos na área da gestão (tanto em empresas nacionais, como internacionais) onde aprendi muito, quer com as boas experiências quer com os momentos difíceis. Além da licenciatura, fiz vários programas de formação em gestão, em particular o Program for Management Development no IMD, na Suíça, que me deu uma sensibilidade acrescida para a importância da auto-consciência e regulação interior na gestão de relações no contexto das empresas. Todas estas experiências ajudaram-me a ter uma percepção realista das dificuldades e dos desafios mais comuns nas empresas, num mundo em constante mudança.

O cansaço de estar longe do meu propósito de vida e a vontade de me querer sentir “vivo” e autêntico, precipitou uma grande viragem profissional. 

Sempre acreditei que as empresas poderiam ser espaços mais humanos, em que se pode potenciar o melhor de cada um. Em 2016, a minha vontade de contribuir activamente para essa “humanização” das empresas, levou-me para os EUA para aprender com a equipa que preparou o famoso programa de Inteligência Emocional da Google. Foi um curso incrível, onde aprendi a usar ferramentas testadas pela ciência que, quando aplicadas com regularidade, têm um impacto directo no nosso bem-estar. A minha certificação como Mindfulness coach foi um momento de grande transformação interior. Foi aí que soube que poderia ser feliz a trabalhar. 

 

Desde então que lidero programas de Mindfulness e Inteligência Emocional em instituições, com o objectivo de potenciar o melhor dos participantes, aumentar o seu nível de consciência emocional e melhorar a sua qualidade de vida. Sou também professor na Universidade, onde lecciono sobre os mesmos tópicos, em programas que são verdadeiros laboratórios de transformação interior (para os alunos e para mim).

Simultaneamente, tirei a minha certificação de Coach Profissional (pela International Coaching Federation), que me deu método e ferramentas para trabalhar individualmente com cada pessoa. Com base na minha experiência, criei uma metodologia própria para ajudar os outros a descobrir o seu Propósito de Vida. Este processo já foi aplicado com sucesso em muitas pessoas e sinto uma profunda alegria quando as vejo alinhadas com aquilo que acreditam e a contribuir para causas maiores do que o seu próprio interesse. 

Mantenho uma curiosidade natural por tudo e uma vontade insaciável de continuar a aprender. 


Sou pai, praticante de yoga e de meditação, um amante da natureza e dos animais, um leitor inveterado e um poeta amador. Adoro estar à mesa com amigos, na brincadeira  ou a falar de coisas sérias.

A vida tem sido incrível, desafiante, excitante, e às vezes assustadora.

Quero continuar humilde, curioso e manter-me fiel ao meu propósito que é: “servir os outros com atenção e generosidade”.
João Pereira Leite